tudoradio.com | Justia acata aes da ACAERT e probe publicidade em duas rdios comunitrias catarinenses
março 13, 2020
Gigante dos alimentos, Mars se posiciona contra publicidade infantil
março 15, 2020

Segunda metade do ano ditará quão fundo irá cair

Agência de Propaganda em Santos

Marketing em Santos – Em duas semanas, eventos, congressos e conferências foram cancelados à medida que se espalhavam os receios com o covid-19. Com o país a passar de alguns casos suspeitos para mais de cem infetados, o setor travou a fundo e já se fala prejuízos estimados em mais de 15 milhões. Das agências aos media, entrou-se em estado de alerta e nem os mais otimistas acreditam que as estimativas de crescimento de 4% do investimento publicitário se irão manter. Qual a dimensão da crise? Vai depender da duração.

SLIDE – “A situação é de catástrofe”, resume o presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos. “O setor parou abruptamente aqui e lá fora e se os primeiros cancelamentos eram na ordem dos 40%, em 15 dias passámos a perdas de 100%.” Alguns eventos mantêm-se a aguardar melhor data, “não há novos pedidos”, confirma António Marques Vidal. “O impacto do abrandamento da economia vai fazer-se sentir nos eventos”, reforça o responsável, lembrando que Portugal era destino de congressos internacionais e encontros de quadros.

News – 8 – Da organização às produtoras de stands e brinde, o cenário na fileira é desolador. “Contas por baixo, estamos a ter mais de 15 milhões de prejuízos diretos e mais milhões de indiretos – e nem estou a incluir eventos desportivos”, diz o responsável, exemplificando com o adiamento de várias maratonas.
O covid-19 apanhou as empresas “sem tesouraria” e “alguns empresários já consideram fechar”, assume, revelando até dificuldades em “pagar os salários de março”. No setor onde atuam, incluem-se dez a vinte mil empresas e entre 60 e 120 mil empregos diretos – e já há negociações com o governo para encontrar formas de apoio que permitam “manter os empregos e a capacidade de alimentar as famílias”.

Papa Saneamento – Nas agências de comunicação o cenário é semelhante. “O impacto é preocupante. O padrão tem sido, em 90% dos casos, o adiamento, sobretudo em eventos previstos para março e abril”, diz Teresa Figueira, presidente da Apecom. A grande esperança é que no fim de maio seja possível planear com maior segurança a segunda metade do ano. “O primeiro semestre será abaixo da expectativa, mas o segundo pode ajudar.”

Propaganda em Santos – “Aquilo que já é possível garantir é que as campanhas de publicidade e investimentos associados aos eventos estão a ser cancelados ou adiados”, confirma Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes. O mesmo diz Manuel Falcão. “Há campanhas (em torno de eventos/conferências) a ser adiadas” e as habituais no período da Páscoa estão a ser repensadas”, afirma o responsável da Nova Expressão. O investimento no outdoor deverá ter uma quebra, admite.

Sejam bem-vindos, – “Não tenho dúvidas de que nesta fase as empresas já estão a repensar investimentos, porque os comportamentos de compra estão a alterar-se. Haverá campanhas que remetem para compras online, nos setores que estejam em condições de abastecer o mercado dessa forma”, diz Manuela Botelho. E lamenta: “O ano de 2020 começou muito bem e havia uma expectativa positiva em relação à evolução económica neste ano.”

Rádio para clínicas – “O crescimento neste ano andaria à volta de 4%. Não penso que vá ser atingido. Não é possível dizer que vai cair, mas não vai crescer ao mesmo ritmo”, refere Luís Mergulhão, presidente da Omnicom MediaGroup. Alberto Rui Pereira faz o diagnóstico. “Esta indústria vai ser fortemente afetada. Esperemos que o ciclo seja curto”, diz o CEO da IPG Mediabrands. “Se em maio a situação estiver controlada, há tempo para recuperar. Se entrar pelo verão fica o segundo semestre comprometido e não vai ser possível.”


Partilhe esta notícia

 

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/buzz/publicidade-segunda-metade-do-ano-ditara-quao-fundo-ira-cair/

O post Segunda metade do ano ditará quão fundo irá cair apareceu primeiro em Lima & Santana Propaganda.

Os comentários estão encerrados.