Criação de Logotipo: Como Funciona
maio 10, 2017
Resultado do 1º Mega Feirão Madeferro
maio 24, 2017

Panfleto, flyer ou folder, qual a diferença?

Panfleto, flyer e folder muitas vezes são tratados como sinônimos, mas isso é um erro que pode influenciar a comunicação de uma empresa. Essas são peças diferentes e com características próprias. Por isso, conhecê-las é função importante de uma agência de publicidade em Santos ou em qualquer outro lugar, evitando erros de criação e produção. Além disso, cada uma dessas peças tem suas especifidades que poderá contribuir de forma distinta na comunicação de uma empresa. Confira nesse guia as diferenças e aplicações mais comuns.

Panfleto ou Folheto

O termo panfleto vem do inglês “pamphlet”, uma tradução do latim “pamphilus” — uma espécie de poema de amor que circulava na Europa medieval. Com o tempo, o termo panfleto passou a ser utilizado para textos escritos, mais curtos que os livros, que circulavam nas vilas. Séculos mais tarde, com a invenção da imprensa, o panfleto passou a nomear os textos impressos curtos, distribuídos em grandes quantidades, geralmente com temática religiosa ou política.

O panfleto continua a carregar sua característica de peça simples e em grande tiragem. A grande vantagens do panfleto é justamente alinhar esse preço baixo com rapidez e facilidade de produção. O que claro, denota uma qualidade inferior de material. Por isso, esse tipo de peça é utilizada em estratégias de divulgação massiva e imediata.

O uso mais comum dos panfletos é a divulgação de promoções rápidas e eventos, como um serviço de almoço, uma promoção temporária ou uma festa e evento.

Flyer

Esse tipo de peça é contemporânea e surgiu com o desenvolvimento da publicidade moderna nos centros urbanos, onde empresa de propaganda buscavam anunciar rapidamente seus produtos e serviços. Dê certa forma, o flyer é nada mais que uma evolução dos panfletos simples criados a partir da invenção da imprensa.

Flyers costumam ser mais refinados que os panfletos, impressos em grandes quantidades, mas em papéis de maior gramatura, com um trabalho estético mais apurado e que passe uma imagem mais refinada.

O flyer tem diversos usos. Um dos mais comuns é o uso por empreendimentos imobiliários, agências de viagem e outras empresas que precisem dar um aspecto mais nobre a seus produtos e serviços.

Folder

O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Em resumo, o folder é um panfleto com dobras. Dessa forma, podemos dizer que o folder é uma peça ainda mais refinada que o flyer, o que irá exigir maior investimento em design. Ao mesmo tempo, oferece maiores possibilidades criativas, até com formatos personalizados que envolvam a dobra.

Um folder pode ter apenas uma dobra, considerado como quatro páginas, dobra sanfona, carteira, entre outras variações o que o permite comunicar uma quantidade maior de informações. É excelente para apresentações corporativas, lançamentos e descrições detalhadas de produtos.

 

A Lima & Santana Propaganda é uma agência de publicidade que realiza criação de logotipo, panfleto, flyer e folder em Santos. Além de criação de sites em Santosgerenciamento de redes sociais, entre outros serviços de publicidade online e offline. Entre em contato e vamos marcar uma conversa.

O post Panfleto, flyer ou folder, qual a diferença? apareceu primeiro em Lima & Santana Propaganda.

Powered by WPeMatico

Os comentários estão encerrados.