Apple é processada por esconder o notch nas suas imagens de publicidade
dezembro 17, 2018
Responsabilidade Social 2018 – Inclusão vai além da publicidade
dezembro 19, 2018

O que é afinal o Branding Employee? – Meios & Publicidade

O que é afinal o Branding Employee? – Meios & Publicidade

Agência de Propaganda em Santos

Criação de Site – Somos diariamente impactados por marcas. As marcas impactam-nos através da sua publicidade, das acções que realizam e dos comportamentos que assumem, acabando por nos transmitirem sentimentos, emoções, e na grande maioria das vezes alterando a forma como nos sentimos e reagimos em relação à marca.
Quase tudo pode ser considerado uma marca, porém, como é que se pode fazer a sua promoção efectiva e destacar-se das restantes marcas concorrentes? Muitas vezes é a forma como a instituição detentora da marca age, e como os seus colaboradores falam sobre si, o que actualmente se apelida de Brand Employee.
Existem algumas opiniões divergentes sobre o que é, de facto, o Branding Employee e sobre a forma como o mesmo pode ser implementado com sucesso nas organizações.

Rádio IndoorO que é afinal o Branding Employee?
Numa primeira abordagem, e no seu sentido mais lato, podemos considerar o Branding Employee como sendo uma tentativa de criar relação ou conexão entre a empresa, o colaborador e o produto que esta produz ou promove. No entanto, o Branding Employee é muitas das vezes confundido com o Marketing Employee. Basicamente, a grande diferença entre os dois conceitos está no destinatário da mensagem.
O Marketing Employee está relacionado com as acções desenvolvidas pela empresa, direccionadas aos seus colaboradores com o objectivo de criar motivação e interesse pela própria empresa, e pela marca ou marcas que a organização detém.
No Branding Employee a mensagem é passada pelos próprios colaboradores para o exterior. É quando os colaboradores assumem o papel de embaixadores da marca que representam. É o Santo Graal de qualquer departamento de Recursos Humanos!
Quase sempre com o mesmo propósito, de mostrar o quão extraordinário é trabalhar na empresa, espera-se que os colaboradores sigam a organização nas redes sociais e partilhem, de forma positiva, o conteúdo desta recomendando os seus produtos. Em suma, o Branding Employee é ter os colaboradores totalmente comprometidos e envolvidos com o seu empregador, de forma que sempre que estes falem sobre o seu trabalho sejam naturais e positivos, passando, ainda que não se se apercebam, uma boa imagem da sua organização.
No entanto, o Branding Employee parte quase sempre do pressuposto de que os colaboradores gostam de trabalhar na organização, o que, como sabemos, muitas vezes não corresponde à realidade.

Criação de SiteComo melhorar o Branding Employee com sucesso?
Melhorar a comunicação. A comunicação está na base de tudo e é um dos factores mais importantes nas organizações. É importante que o colaborador esteja ciente dos conceitos básicos como a Visão, Missão e Valores da empresa, e os entenda de facto, para que saiba a que tipo de instituição pertence. Estará mais tarde correlacionado, por exemplo, com o tipo de partilhas que este fará nas suas redes sociais, acerca do seu empregador e a forma como promoverá a sua empresa.
Promover o interesse e o gosto do colaborador. É importante que colaborador goste, efectivamente, do sítio onde trabalha e se sinta bem. Tudo o que o colaborador partilhar, se de facto gostar do seu trabalho e sentir bem lá, será mais orgânico e genuíno e terá um impacto maior na forma como a organização que representa é vista pela sociedade em geral.
Definir e partilhar a estratégia. É importante que o colaborador saiba onde está e para onde vai. Contextualizá-lo e mostrar-lhe quais os objectivos a atingir facilita e agiliza o seu trabalho e faz, naturalmente com que se sinta parte do todo, uma vez que lhe permite saber com clareza tudo o que se está a passar.
Reforçar o conhecimento tecnológico e a adopção de boas práticas de utilização dos canais digitais, com um foco transformacional, junto das equipas de trabalho irá proporcionar melhores e maiores resultados em Branding Employee.

Criação de Site em SantosArtigo de opinião de Eugénio Ribeiro, country manager da Madzuli Agency Portugal

Fonte:

O post O que é afinal o Branding Employee? – Meios & Publicidade apareceu primeiro em Lima & Santana Propaganda.

Os comentários estão encerrados.