Publicidade da Prefeitura de Teresina mostra luto com morte por Covid-19 no comércio
maio 8, 2020
MPBA investiga prefeito de Jequié de causar prejuízo de R$ 4,9 milhões aos cofres públicos
maio 9, 2020

O novo normal da publicidade pós-coronavírus

Agência de Propaganda em Santos

Publicidade: marcas foram rápidas em se readaptar durante a crise (Foto/Thinkstock)

InstitucionalNos últimos meses, o mundo inteiro conheceu um “novo normal”, a fim de ajudar a impedir a propagação da covid-19. O mundo da publicidade também está se adaptando a essa nova realidade, com muitas campanhas adiadas, canceladas ou retrabalhadas para serem apropriadas para esse período, quando os orçamentos estão apertando e as restrições logísticas impedem que as coisas sejam feitas como sempre.

Estágio em agência de publicidade de SantosMas enfim, tudo passa, e chegará um momento em que voltaremos aos negócios, “como de costume”. Minha provocação aqui é uma só: quais são as lições que podemos aprender com os ajustes que todos tivemos que fazer como profissionais de marketing durante esse período? 

Agência de Propaganda em SantosVimos muitas marcas respondendo de forma protagonista à crise; alavancando suas fábricas para produzir bens hospitalares essenciais (como álcool gel, máscaras e outros), angariando doações volumosas através do maior movimento de lives que o mundo já presenciou, além é claro das contribuições para as causas relacionadas ao impacto da pandemia nos pequenos negócios locais.

Estágio em agência de publicidade de SantosSabe o que mais me chamou atenção? Tudo que “era fundamental” de repente não era mais. Curioso não é? As marcas foram rápidas, muito, mas muito mais rápidas do que o normal.

Estágio em agência de propaganda de SantosTodos sabemos que no mundo do publicidade as aprovações de campanhas podem levar meses (sim, meses). Da estratégia, até a tangibilização criativa e a seleção dos talentos “perfeitos” tudo isso “deve” passar por rodadas de feedback em vários níveis hierárquicos, áreas e às vezes até pelo global. São apresentadas 19 versões do roteiro, 14 pessoas opinam 100% com base em sua visão subjetiva do que é qualidade, para depois, talvez, quem sabe, a campanha chegar nas mãos de quem realmente importa, o consumidor. Detalhe… uma versão apenas, sem testes, vanila e ampla demais para conectar com alguém… “bem 2020”.

InstitucionalHoje, em meio a uma pandemia tão inesperada, o tempo é um luxo que os profissionais de marketing não têm. Com a situação mudando rapidamente, comunicar é tipo day trade, reagir em tempo real é fundamental; mesmo sem o típico timing de tomada de decisão e os recursos plenos para a produção “perfeita”.

Criação de Site em SantosEssa é uma mudança fundamental na maneira como os profissionais de publicidade ativam campanhas – menos pirotecnia, espuma, muito menos tempo gasto em planejamento, muito mais agilidade e, finalmente, o mesmo produto final; uma mensagem que movimento os corações, as mentes e mexe em ponteiros de negócio. Curioso não? Será que as muitas rodadas de revisões, aprovações e opiniões são realmente necessárias?

Armazém para locação em SantosA julgar pela criatividade brilhante que tem se visto no Brasil nos últimos meses, talvez não. Sem o luxo do tempo exagerado, grupos de foco, produções caras e externas, o mundo do marketing continua adiante. Enquanto grandes campanhas, que foram planejadas com meses / anos de antecedência em torno de eventos e ativações importantes de produto, estão sendo adiadas e canceladas em tempos sem precedentes. Com novas ativações leves e ágeis ganhando vida, em dias – não meses – gravadas no Zoom, pela webcam ou em um smartphone.

Estande para IntermodalVejo isso como um momento ímpar para questionarmos o status-quo. Acreditamos que é hora de “encontrar a verdade, não de tentar estar certo”. As empresas precisam repensar maneiras de enfrentar o desafio de construir marca em 2020. O residual aqui é que, nestes tempos de incerteza, vimos o que é possível – marketing rápido, ágil e culturalmente relevante. Espero que isso se torne o “novo normal”.

Agência de Propaganda em Santos*Rapha Avellaré empreendedor serial e CEO Avellar Media, uma das Agências de Publicidade mais inovadoras do mundo



Fonte: https://exame.abril.com.br/blog/opiniao/o-novo-normal-da-publicidade-pos-coronavirus/

O post O novo normal da publicidade pós-coronavírus apareceu primeiro em Lima & Santana Propaganda.

Os comentários estão encerrados.