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Investimento publicitário chega a R$ 134 bilhões em 2017

Investimento publicitário chega a R$ 134 bilhões em 2017
iStock

Pintura Empresarial em Santos – O mercado brasileiro movimentou R$ 134 bilhões em compra de mídia no ano de 2017, como informa o instituto Kantar Ibope Media, que utiliza como métrica os preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação, sem os descontos praticados com as agências para seus respectivos clientes (anunciantes).

Criação de Aplicativos em Santos – O estudo aponta que 84 mil marcas tiveram exposição paga nos canais de mídia no ano passado. As TVs de sinal aberto concentraram 53,6% do investimento publicitário com R$ 71,9 bilhões. As TVs por assinatura contabilizaram um market share de  13,2%  com R$ 17,6 bilhões. As ações de marchandising no meio TV tiveram uma participação de  5,6% equivalente a uma verba bruta de  R$ 7,4 bilhões. A comunicação de marketing nas TVs concentraram 72,1% do investimento das marcas, produtos e serviços. 

Magia para empresa voltar lucrar – O meio rádio aparece logo após as TVs na divisão do bolo publicitário. Os recursos alocados nas emissoras somaram R$ 6,063 bilhões. A fatia das rádios é de 4,5%, um aumento significativo em relação a 2016 quanto o share era de 3,8%% e um volume de R$ 4,894 bilhões. As revistas tiveram 3,5% de participação na distribuição das verbas de mídia com R$ 4,722 bilhões, menor do que em 2016 quando movimentaram R$ 4,737 bilhões e um share de 3,6%. Mas é uma diferença considerada insignificante pelos especialistas. 

Propaganda em Santos – A mídia OOH (Out Of Home) saltou de uma participação de 2,2% em 2016 para 3,0% em 2017. As empresas desse segmento tiveram um faturaento bruto de R$ 3,996 bilhões.  A mídia display, ou seja, publicidades nas telas digitais da internet,  somaram R$ 3,958 bilhões e um pedaço de 3,0% do mercado de mídia no país. Houve retração nesse modelo  sobre 2016 quando o volume investido foi R$ 4,513 bilhões e share de 3,5%.  Porém, as buscas na internet anotaram crescimento: foram R$ 2,292 bilhões, equivalente a uma participação de  1,7%. Em 2016 as buscas com patrocínio responderam por 0,9% dos investimentos em mídia e registraram faturamento de R$ 1,197 bilhões. 

Projeto de Stands – O meio cinema manteve o 0,4% de participação e um faturamento de R$ 522 milhões. No balanço do Kantar Ibope Media de 2016 as ações de comunicação em cinema contabilizaram R$ 510 milhões.  

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