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Entenda O Que É, os Problemas e a Lei no Brasil

Lima & Santana Propaganda – Agência de Propaganda em Santos

garotinha em bicicleta de brinquedo representando publicidade infantil

Lima & Santana Propaganda – Agência de Propaganda em Santos – Uma das maiores polêmicas do marketing brasileiro é, sem dúvida, a publicidade infantil.

Portfolio – 6 – De um lado, estão as entidades civis que defendem a proibição de qualquer forma de publicidade para crianças, por conta da vulnerabilidade do público.

Agência de Propaganda em Santos – Do outro, estão as associações do mercado que buscam uma regulamentação mais efetiva para impedir práticas abusivas nesse tipo de comunicação.

Magia para empresa ganhar dinheiro – O avanço dos debates em torno do tema já refletiu na lei e nos conselhos de autorregulamentação, criando novos mecanismos para proteger as crianças.

Teste – Então, será que os problemas da publicidade infantil justificam sua proibição definitiva no país?

Rádio Corporativa – Como é um assunto muito complexo, recomendo que você leia até o final antes de se posicionar.

O que é publicidade infantil

Suportegarotos assistindo algo em grande tela

garotos assistindo algo em grande tela

Projeto de EstandesA publicidade infantil é todo esforço de marketing e divulgação voltado às crianças, com o objetivo de vender produtos e serviços. Por ser uma questão polêmica, é preciso atender a uma série de exigências legais para anunciar para esse público, evitando práticas abusivas que exploram a ingenuidade da infância.

Procura-se ADM/Tráfego – De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos.

Administração de redes sociais – Embora os tomadores de decisão sejam os pais e responsáveis, que possuem o poder de compra, o público infantil aparece nas estratégias de marketing como um influenciador importante.

Agência de Propaganda em Santos – Até poucos anos atrás, o principal meio utilizado para atingir esse público-alvo no Brasil era a TV, onde eram veiculados comerciais de produtos infantis, como brinquedos, roupas e alimentos.

Magia para empresa ganhar dinheiro – Não à toa, pois as crianças brasileiras passam em média 5 horas e 35 minutos em frente à televisão, segundo uma pesquisa do Painel Nacional de Televisão publicada no site Criança e Consumo.

Rádio Interna – Mas isso mudou em 2014, quando o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou uma resolução que caracteriza a publicidade infantil como abusiva.

Agência em Santos – Desde então, há uma queda de braço entre as entidades civis e as empresas para determinar os rumos da publicidade infantil no Brasil.

O que caracteriza a publicidade infantil

Pricingpai e filha consumindo algodão doce em centro de publicidade infantil

pai e filha consumindo algodão doce em centro de publicidade infantil

Bio – A publicidade infantil é caracterizada por qualquer tipo de comunicação mercadológica que tem a intenção de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço.

Agência em Santos – Nesse caso, vale qualquer formato: mídia impressa, out-of-home, comerciais de TV, spots de rádio, banners, embalagens, merchandising, ações promocionais no ponto de venda, marketing digital, etc.

Sites em Santos – Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos.

Serviços Promocionais – Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.

Serviços Promocionais – Segundo um estudo realizado em 2017 pela Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), publicado no Terra, 80% dos produtos licenciados são destinados ao público infantil.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte para empresa – Isso porque um produto com um personagem conhecido pelas crianças tem 20% mais chances de venda do que um item sem estampa.

Deputado Federal da Baixada – No Brasil, a líder de licenciamentos é a Disney, seguida pela Marvel, DC Comics, Barbie, Hot Wheels e Hello Kitty.

Rádio Indoor – Entre as marcas brasileiras, destacam-se a Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e os times de futebol.

Sample Page – Outra estratégia é usar celebridades do universo infantil, como apresentadoras de programas infantis, atores mirins e cantores.

Comex – Também entram na publicidade infantil as ações com brindes colecionáveis e distribuição de prêmios.

Exemplos de publicidade infantil

Contatogarotinho e garotinha em cenário de natal

garotinho e garotinha em cenário de natal

Magia para empresa ganhar dinheiro urgente – Com certeza, você tem vários exemplos de publicidade infantil na memória, pois todos nós crescemos rodeados de marcas, anúncios e comerciais.

Anunciar na TV – No intervalo dos desenhos animados dos anos 1990, eram exibidas propagandas que escandalizariam a sociedade atual.

Procura-se ADM/Tráfego – Um exemplo clássico é a propaganda da tesoura em formato de Mickey e Minnie, da Mundial, que trazia um garoto repetindo incansavelmente “Eu tenho, você não tem”.

Estágio em agência de publicidade de Santos – A peça pode ser vista no YouTube e representa uma das práticas consideradas abusivas hoje: constranger a criança por não consumir determinado produto que agrega status social.

Rádio para supermermercados – Outra propaganda clássica da época, feita pela Garoto, mostra um menino hipnotizando o telespectador com o mantra “Compre Baton”, também disponível no YouTube.

Feitiço para empresa crescer – Mas as campanhas mais recentes já embarcaram nas ideias de diversidade e atualizaram seus conceitos.

Bio – Um bom exemplo é a campanha da Barbie lançada em 2018, publicada no YouTube, que aborda a luta contra o preconceito de gênero e incentiva meninas a se tornarem cientistas, astronautas e presidentas.

Criação de Site em Santos – Para mais exemplos, basta lembrar dos brinquedos colecionáveis dos salgadinhos e chocolates, estampas de personagens em todos os objetos e supermercados repletos de embalagens irresistíveis.

Publicidade infantil no Brasil e no mundo

Clientescriança curiosa em supermercado indicando os impactos da publicidade infantil

criança curiosa em supermercado indicando os impactos da publicidade infantil

Empresa de Propaganda em Santos – No Brasil, a publicidade infantil começou a levantar polêmicas em meados dos anos 2000.

Armazém para locação em Santos – Em 2006, foi realizado o I Fórum Internacional Criança e Consumo, organizado pelo instituto Alana e sediado em São Paulo, dando início à articulação nacional sobre o tema.

Propaganda em Santos – Outro marco importante foi o lançamento do documentário Criança, a alma do negócio (2008), que tornou pública a pauta da relação entre infância e consumo.

Sample Page – A partir daí, a discussão tomou conta da sociedade, e começaram a surgir diversos projetos de lei, manifestos e iniciativas para combater a publicidade infantil abusiva.

Gerenciamento de redes sociais em Santos – Com a aprovação da Resolução 163 do Conanda, em 2014, várias empresas começaram a ser denunciadas por infringir as leis ao direcionar publicidade às crianças.

Bio – Hoje, a situação é de disputa entre ONGs, governo, agências e outros atores envolvidos, e divide opiniões.

Gerenciamento de redes sociais – Há quem ache que toda a publicidade infantil deve ser proibida por se aproveitar da falta de discernimento das crianças, e há quem defenda que o caminho mais razoável é a regulação.

Bio – No mundo, a maioria dos países conta com leis próprias para proteger as crianças de práticas abusivas na publicidade, além de conselhos de autorregulamentação.

Feitiço para empresa ganhar dinheiro – No Reino Unido, Grécia, Dinamarca e Bélgica, a publicidade para crianças possui diversas restrições, enquanto a Noruega e o Quebec proibiram totalmente a prática.

Magia para empresa ganhar dinheiro – Já a União Europeia conta com o EU Audiovisual Media Services Directive, um ato regulatório que determina as seguintes regras para publicidade infantil:

  • Proibido incentivar menores a comprar produtos ou serviços por meio da exploração de sua inexperiência e ingenuidade
  • Proibido encorajar menores a convencer seus pais e responsáveis a comprar produtos
  • Proibido explorar a confiança das crianças em seus pais, professores e adultos do convívio
  • Proibido mostrar crianças em situações de risco.

Clientes – Além disso, o merchandising em novelas e programas de TV é proibido.

Desenvolvimento de Sites em Santos – Por fim, os EUA também possuem sua legislação própria sobre o assunto, determinada pela Comissão Federal do Comércio, que restringe os comerciais de junk food e conteúdos violentos.

Deputado Federal da Baixada – O país também foi pioneiro em criar uma lei específica para proteger a privacidade das crianças na internet: o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA).

Lei da publicidade infantil

Serviços Onlinebalança de justiça e ursinho demonstrando leis no cenário infantil

balança de justiça e ursinho demonstrando leis no cenário infantil

Empresa de Publicidade – Em relação às leis da publicidade infantil no Brasil, temos que considerar os seguintes instrumentos:

Estágio em agência de publicidade de Santos – O ECA determina que as crianças tenham seus direitos protegidos contra qualquer forma de exploração, considerando-as psicologicamente vulneráveis.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte – No Código de Defesa do Consumidor, a questão é abordada no Art. 37:

Serviços Online – “É abusiva a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.

SLIDE – Esse é um dos argumentos centrais contra a publicidade infantil, que é acusada de se aproveitar da vulnerabilidade das crianças e sua dificuldade em separar o real do imaginário.

Montagem de estandes – Já a resolução 163 é a mais polêmica de todas.

Comex – Apesar de estar em vigor, a lei é alvo de críticas constantes e não foi reconhecida por associações de anunciantes, agências de publicidade e emissoras de TV do Brasil.

News – 8 – Na prática, as denúncias de publicidade infantil já estão sendo multadas conforme a lei, que determina o seguinte:

Projeto de Estandes – “Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos:

  1. Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores
  2. Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança
  3. Representação de criança
  4. Pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil
  5. Personagens ou apresentadores infantis
  6. Desenho animado ou de animação
  7. Bonecos ou similares
  8. Promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil
  9. Promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil.”

Simpatia para empresa ganhar dinheiro – O CONAR também prevê uma série de recomendações em concordância com a legislação, que são suficientes para coibir as práticas abusivas.

Criação de Site em Santos – Já o Art. 5º do Marco Civil da Primeira Infância é categórico:

Montagem de stands“Constituem áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância a saúde, a alimentação […], bem como a proteção contra toda forma de violência e pressão consumista.”

Rádio Interna – O caso mais recente foi o da Danone, que pagou uma multa de R$ 107 mil por descumprir a lei nas campanhas do produto Danoninho “Mini Dinos”, conforme publicado no Criança e Consumo.

Institucional – Recentemente, em maio de 2019, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro solicitou uma revisão da norma, com o intuito de afrouxar as proibições.

Suporte – A nota, publicada no Jornal GGN, foi enviada ao Conanda, que rebate os argumentos do governo e defende a manutenção da resolução integral.

Problemas da publicidade infantil

Simpatia para atrair dinheiro e sortegarotinho consumindo doces em loja

garotinho consumindo doces em loja

Procura-se ADM/Tráfego – Como você pode ver, os problemas da publicidade para crianças geram debates acalorados em toda a sociedade, organizações e governo.

Simpatia para empresa ganhar dinheiro – Mas, afinal, o que torna a publicidade infantil abusiva?

Projeto de Stands – E quais são as reais consequências da publicidade infantil na vida das crianças?

Simpatia para atrair dinheiro e sorte para empresa – Vamos compreender melhor essas questões com os tópicos a seguir.

Aumento da obesidade Infantil

Criação de Site em Santosobesidade infantil

obesidade infantil

Magia para empresa ganhar dinheiro – O aumento da obesidade infantil é uma das consequências mais graves da publicidade de alimentos.

Estágio em agência de propaganda de Santos – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 340 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos estão obesos no mundo todo.

Marketing de Busca – Para crianças com menos de 5 anos, os números chegam a 41 milhões, segundo o levantamento de 2016.

Estágio em agência de publicidade de Santos – No Brasil, quase metade das crianças brasileiras serão obesas em 2022, segundo a previsão alarmante do Ministério da Saúde, publicada no R7.

Home – 1 – Os principais vilões são os comportamentos sedentários, alta disponibilidade de fast food e longas horas na frente da televisão ou computador.

Serviços Online – Nesse caso, a publicidade infantil tem culpa no cartório quando se trata de alimentos industrializados.

Consumo de alimentos industrializados

Testegarotinho consumindo alimentos industrializados

garotinho consumindo alimentos industrializados

Portfolio – 6 – Obviamente, os perigos da publicidade infantil estão na promoção de alimentos industrializados de alto valor calórico e baixo teor nutricional.

Portifolio – Por muito tempo, os anúncios se focaram em balas, chicletes, salgadinhos, biscoitos recheados, lanches de fast food e outras guloseimas que atraem o paladar infantil.

Criação de Site – Basta uma rápida lida no rótulo desses alimentos para encontrar altas concentrações de açúcar, sódio e gordura trans – sem falar na interminável lista de corantes e aditivos alimentares.

Otica em Santos – Teoricamente, o consumo moderado não traria malefícios à saúde nem seria capaz de impulsionar uma epidemia de obesidade infantil.

Sites em Santos – Mas aí entra a questão do discernimento e da sensibilidade das crianças aos estímulos publicitários.

Otica em Santos – Assim, um dos esforços de regulamentação da publicidade infantil é impedir que os anúncios incentivem o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.

Rádio Interna – O Conar já possui recomendações apropriadas nesse sentido, como nos seguintes tópicos do seu código de autorregulamentação:

  • “[…] Abster-se de encorajar ou relevar o consumo excessivo ou de apresentar situações que incentivem o consumo exagerado
  • Apresentar corretamente as características de sabor, tamanho, conteúdo/peso, benefícios nutricionais e de saúde
  • Abster-se de desmerecer o papel dos pais, educadores, autoridades e profissionais de saúde quanto à correta orientação sobre hábitos alimentares e outros cuidados com a saúde
  • Abster-se de utilizar crianças muito acima ou muito abaixo do peso ‘normal’, segundo os padrões biométricos comumente aceitos, evitando que elas e seus semelhantes possam ser atingidos em sua dignidade”.

Antecipação da fase adulta

News – 8criança vestida como mulher adulta

criança vestida como mulher adulta

Teste – Outra preocupação constante dos pais e sociedade é a antecipação da fase adulta promovida pela publicidade infantil.

Montagem de estandes – Nos comerciais dos anos 1990, a erotização precoce estava presente em várias peças, como a famosa propaganda da Sundown com uma menina desfilando de biquíni e recebendo cantadas de meninos aos 6 anos de idade.

About – 2 – Ou os comerciais da Garoto que mostravam meninos pré-púberes espiando e sonhando com mulheres mais velhas do seu convívio.

Serviços Promocionais – Recentemente, em janeiro de 2019, a Grendene foi condenada pela 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por erotização precoce em comerciais da Melissa.

Deputado Federal da Baixada – A punição ocorreu por conta de um comercial de 2010, que mostrava meninas desfilando com as sandálias da Hello Kitty e sendo elogiadas pelos meninos na rua, conforme publicado no UOL.

Serviços Offline – De modo geral, produtos como sutiãs com enchimento para meninas de 8 anos estimulam a chegada precoce à adolescência.

Feitiço para empresa crescer – Logo, essa é uma das questões centrais para aprimorar a regulamentação da publicidade infantil.

A publicidade infantil na internet

Bioroda de crianças acessando smartphones

roda de crianças acessando smartphones

Serviços Promocionais – Embora o controle sobre a publicidade infantil esteja avançando, a internet ainda é um terreno desafiador para a regulamentação.

Papa Saneamento – Uma pesquisa realizada pela Intel Security em 2015, publicada no Canaltech, mostra que 83% dos internautas entre 8 e 12 anos estão ativos nas mídias sociais.

Empresa de Propaganda em Santos – Mesmo com a proibição expressa nos termos de serviço de redes como Facebook e YouTube, as crianças estão presentes nessas plataformas e têm contato frequente com a publicidade online.

Deputado Federal da Baixada – O YouTube é destaque na concentração de publicidade infantil, com inúmeros canais feitos por e para crianças.

Institucional – O FunToyzCollector, por exemplo, é um canal voltado exclusivamente ao “unboxing” de brinquedos da Disney e já conta com 11 milhões de seguidores.

About – 2 – Em janeiro de 2019, o Ministério Público exigiu que o Google derrubasse os conteúdos de youtubers mirins sobre brinquedos, conforme notícia da Exame.

Estágio em agência de propaganda de Santos – Segundo o órgão, as empresas estariam usando os canais com apelo ao público infantil para driblar a lei e promover seus produtos.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte – A versão é confirmada por Cláudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Pricing – Em entrevista à OAB SP, ela conta que os youtubers mirins não poupam falas diretas como “peça para sua mãe” e “você precisa disso”, que são claramente vetadas pela legislação.

Teste – Na opinião da especialista, YouTube e outras redes sociais não são brinquedos, pois expõem as crianças aos perigos da publicidade infantil e da falta de privacidade em relação aos dados pessoais.

Otica em Santos – Tudo indica que o próximo passo será repensar a relação entre infância e internet.

Conclusão

Rádio Corporativa – Agora você está a par dos debates em torno da publicidade infantil e pode formar sua opinião sobre o assunto.

Papa Saneamento – Não é um tema simples, pois os limites entre as práticas abusivas e o senso crítico das crianças ainda não estão tão claros.

Gerenciamento de redes sociais em Santos – No entanto, proibir todo tipo de publicidade não parece ser o melhor caminho, até porque a publicidade e a cultura estão mais próximas do que nunca.

Montagem de stands – É impossível impedir que as crianças tenham contato com marcas e anúncios, e também é importante formá-las enquanto futuros consumidores.

Gerenciamento de redes sociais – Em relação às práticas abusivas, a legislação brasileira e o CONAR já mostraram avanços significativos.

Criação de Site em Santos – Espero, sinceramente, que a sociedade decida de forma responsável até onde deve ir a publicidade para crianças, e que as empresas cumpram as leis e recomendações.

Bio – Mas também preciso saber o que você pensa, como cidadão e profissional.

PortifaNa sua opinião, a legislação atual é suficiente para impedir abusos na publicidade infantil?

News – 8Aguardo seu comentário para refletirmos juntos.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/publicidade-infantil-o-que-e/

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