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junho 22, 2019
Já está em vigor a lei que proíbe publicidade de produtos com muito sal e açúcar, mas sem efeitos práticos
junho 24, 2019

DGS quer pareceres sobre alimentos antes de limitar publicidade – Pas

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A DGS está a recolher pareceres sobre os alimentos que devem ter publicidade limitada devido ao elevado valor energético, teor de sal, açúcar ou ácidos gordos, e vai emitir “em breve” o respetivo despacho.

“Estamos a recolher pareceres e muito em breve será emitido o despacho”, afirmou à Lusa a diretora-geral de Saúde (DGS), Graça Freitas.

Estágio em agência de publicidade de Santos

A lei que visa a limitação da publicidade a alimentos e bebidas considerados nocivos para a saúde, foi aprovada em abril, e devia entrar em vigor este domingo, como explica Graça Freitas.

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Mas a diretora-geral da Saúde diz que é ainda preciso “ouvir alguns parceiros” e que é muito importante relalizar uma “audiência de parceiros”.

Marketing em Santos

“Por isso não vamos cumprir escrupulosamente o prazo, porque preferimos, de facto, incorporar opiniões de parceiros muito importes”, explicou.

Procura-se ADM/Tráfego

A diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da DGS, Maria João Gregório, em declarações ao jornal Público, admitiu que, sem o despacho que ainda está a ser preparado.

“Não será ainda possível aplicar o que está disposto na lei porque não estão identificados os produtos” abrangidos, afirmou.

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É a DGS que tem a responsabilidade de fixar, por despacho, e tendo em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia, os valores que devem ser tidos em conta na identificação de elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos transformados.

Sem estes valores fixos, fica sem efeitos práticos o diploma que entra este domingo em vigor, definindo limitações de publicidade junto a escolas, parques infantis, cinemas e programas de televisão e rádio dirigidos a crianças com menos de 16 anos.

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/pais/dgs-quer-pareceres-sobre-alimentos-antes-de-limitar-publicidade_a1155764

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