Panfleto, flyer ou folder, qual a diferença?
maio 16, 2017

Criação de Logotipo: Como Funciona

Chamado de logotipo, logo, marca ou até logomarca (sic), é incontestável a importância que essa peça tem para uma empresa. Por isso mesmo, dentro do design a criação de logotipo é uma das mais difíceis e cuidadosas “ciências”.

Mas além de toda sua complexidade, a criação de logotipo é acompanhada de um processo que obviamente segue um processo, muito mais complexo do que aparenta.

Como Funciona a Criação de Logotipo

A criação de logotipo começa sempre com uma história! A história da empresa ou de seus fundadores. Todo design deve conhecer  história de uma empresa antes mesmo de começar a desenhar o logotipo, é essencial para a criação. E claro, para se aprofundar ainda mais, é necessário conhecer os objetivos e horizontes, quase como enxergar o futuro da marca. Importantíssimo para criação de logotipo é ouvir.

Passado a fase de ouvir, chega a hora de procurar! Nesta fase da criação de logotipo é primordial pesquisar o segmento da marca, entender tudo o que acontece e quais são as características e tendências visuais. Além de essencialmente, conhecer os concorrentes e sua comunicação de forma ampla.

Chegamos mais perto da criação de logotipo de forma efetiva, quando realmente coloca-se o lápis no papel para os primeiros rascunhos. O design começa a desenhar algumas ideias, propostas e linhas de pensamento que seja a tradução o que a marca precisa expressar, que remeta a sua atividade, mas principalmente sua personalidade. E tudo aqui envolve muitos conhecimentos: pressupostos teóricos do design, psicologia, cromia, semiótica e geometria são alguns dos conhecimentos básicos. Tudo isso claro, alinhado ao felling e bom gosto do design que está desenhando esse logotipo. Não é pouco e envolve muito estudo e conhecimento dos envolvidos.

Desses tantos rascunhos, saem algumas propostas que começam a ser testadas de diversas formas: em tamanhos diversos e locais (desktop, tablet e smartphone), sempre buscando uma boa leitura e presença. Esse teste é essencial principalmente graças as diversas telas que temos hoje, um logotipo deve ser bom impresso, mas também naquele smartphone de 5 polegada.

Finalizado os teste, é hora de apresentar ao cliente, expor propostas e defendê-las!

O Que é Essencial na Criação de Logotipo?

Mesmo com toda necessidade de conhecimento, existem algumas regras que um logotipo deve seguir.

Criação de Logotipo: Seja Simples

O logo deve ser simples. Ele é uma representação gráfica e sintética do trabalho e atuação de uma empresa. Logotipos muito enfeitados, com elementos em excesso transmitem desorganização. Essa são deve ser a imagem da sua empresa, certo?

Criação de Logotipo: Unica Fonte

A fonte, tipia ou a letra usada deve ser a única. Mesmo que a marca possua um slogan, ele deve estar dentro da mesma família de fontes, qualquer coisa diferente parece estranho e desajustado, fugindo da simplicidade necessária para uma marca.

Criação de Logotipo: Cores Simples

Essa é uma regra que pode ser quebrada, mas com o devido profissionalismo. Um logotipo costuma usar de cores simples e fortes, sem abusar de variações como o degrade ou tons pasteis e cometer excessos. Isso é importante para manter uma harmonia e principalmente não parecer estranho aos olhos do clientes.

Criação de logotipo é um assunto extremamente complexo. Dentro do design esse é um trabalho que exige cuidado e dedicação, não é a toa que costuma ser feito por profissionais qualificados e que se dedicam a estudar a área e conhecer tudo sobre ela.

 

A Lima & Santana Propaganda é uma agência de publicidade que realiza criação de logotipo em Santos, gerenciamento de redes sociais, entre outros serviços de publicidade online e offline. Entre em contato e vamos marcar uma conversa.

O post Criação de Logotipo: Como Funciona apareceu primeiro em Lima & Santana Propaganda.

Powered by WPeMatico

Os comentários estão encerrados.